quarta-feira, 27 de junho de 2007

ORAÇÃO DO REDATOR (homenagem ao meu querido amigo PHê da CMC)

Senhor. Que valorizem-nas ou que pelo menos acenem com um mero – paz do Senhor - diante das direções de arte arrebatadoras. Que eles sejam criativos quando tiverem que ser trocadilhos, breves quando não tiverem espaços, explicativos quando tiverem que ser entendidos, poéticos quando transbordarem emoção, e sobretudo vendedores, Senhor, para que eu não perca o emprego… e a Sua Casa, minhas humildes ofertas. Que meus textos façam ciranda para as crianças. E algum sentido para os apaixonados por leitura, Papaizinho querido. Que eles recebam um mínimo de prazo para serem escritos. Eu sei que isso é praticamente impossível, mas como redigiu divinamente Lucas: “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”. E que no outro dia, Senhor, eu leia-os livre de orgulho por essa casta paternidade. Senhor, que eu perdoe aqueles que por ventura os chuparem, assim como o Senhor perdoou as citações que deixei de mencionar as fontes. Que meus textos contenham poucos erros ortográficos, Senhor, para que os revisores não usem Seu santo nome em vão. Que as repetições não sejam vistas como redundâncias, os gerúndios sejam recheados de discernimento. E que meus títulos jamais precisem se submeter às humilhações de outros redatores, em virtude do uso de exclamação ou reticências exigido para a aprovação do cliente. Amém.”

Nenhum comentário: