sexta-feira, 27 de março de 2009

Red Bull Asas do Sucesso!!!

Eu não conhecia a história da Red Bull. Também não conhece? Então lá vai:

Tudo começou nos anos 80, quando o austríaco Dietrich Mateschitz fez uma viagem para a Tailândia e lá descobriu uma bebida que continha três vezes mais cafeína que um refrigerante comum e fazia muito sucesso entre os caminhoneiros da região. O nome dela era Kratin Daeng, que nada mais é do que a tradução de Touro Vermelho. Junto com os criadores originais, Dietrich levou a bebida para a Áustria, e após anos de espera devido aos impasses junto a vigilância sanitária, a marca Red Bull foi lançada em 1987. Hoje ela está em 146 países, e alcançou um 2008 o faturamento de US$ 4,28 bilhões.

Veja agora alguns dados curiosos: depois de várias pesquisas, descobriu-se que uma parcela dos consumidores não gosta do sabor da bebida (confesso que Red Bull é bem mais gostoso misturado a alguma coisa). Outro dado, e este é por minha conta: Quanto comerciais você tem visto sobre a marca Red Bull? Faz tempo que eu não vejo um. Então como pode uma empresa crescer tanto em tão pouco tempo? Seria a internet a principal solução desse mistério? Não. O Segredo é bem mais simples e emocionante que isso: muitas ações, muitos eventos e muitos patrocínios de atletas radicais espalhados por todo o mundo. Só no Brasil, o calendário de 2008 da marca incluiu 10 eventos. Saiba o nome de alguns deles:

  • Red Bull Air Race: corrida de aviões.
  • Red Bull X Fighters: manobras com motocicletas.
  • Red Bull BC One: campeonato de breakdance.
  • Red Bull Street Style: campeonato de futebol Freestyle.
  • Red Bull Big Wave: campeonato de surfe.
  • Red Bull Brasil: time de futebol.
  • Red Bull Cliff Diving: campeonato de saltos praticados de um rochedo a 26 metros de altura.
  • Red Bull Flugtag: esse é legal. Você projeta seu próprio avião e compete com ele.
  • Red Bull Paper Wings: esse é mais legal ainda. Como o próprio nome diz, campeonato de aviões de papel.

Existem outros, estes são apenas os mais importantes e/ou engraçados. Repare também que a grande maioria são esportes que envolvem o vôo, a sensação de liberdade e o exercício da criatividade. É o Red Bull dando asas a quem quiser. Asas que não dependem de mais nada para voar alto, muito alto, e chegar onde quiserem.

Deixo alguns vídeos para quem não conhece os campeonatos patrocinados pela marca.

Red Bull Air Race:

Red Bull X Fighters:

Red Bull BC One:

Sinceramente, é de arrepiar.

Nenhum comentário: