sábado, 4 de abril de 2009

Alô!! a Sra. tem um minutinho???

Hora de dar tchau ao gerundismo telefônico. Fiquei pensando se isso realmente é obra do Procon ou do Professor Pasquale. rsrs. Não bastasse ter que ouvir um discurso político sobre o produto, as ligações normalmente acontecem nos piores momentos do seu dia. A irritação já começa quando o ID não é identificado. O stress só aumenta ao longo da sessão tortura.
- Estamos com uma oferta surpreendente. Gostaria de estar te passando. O senhor tem 1 minutinho?
Depois de ouvir a palavra “oferta”, soando como música aos ouvidos, você resolve dar uma chance para a moça simpática. Após alguns segundos já é possível enxergar a tamanha burrada. Aí já era. Interromper a atendente no meio do processo robótico? É impossível. Provavelmente esses call centers aplicam treinamentos rígidos, com técnicas para falar cem palavras por minuto (tipo Cajú e Castanha) e aulas de gerúndio em tempo integral. Experimente fazer uma pergunta que fuja completamente do protocolo e você logo ouvirá um: “vou estar checando e te ligando”. Fazer isso é recomeçar um novo ciclo de ligações. Quem sabe você até faz amizade com a atendente e ela tenta lhe vender o produto numa rodada de chopp.
Ligação para cartão de crédito banco é a que eu mais recebo. Isso ainda são produtos normais. Mas e implante odontológico, por exemplo? Nem sabia da existência, até ouvir a reclamação de um senhor na TV. Deve ser, no mínimo, engraçado. “Estamos com uma super promoção de ponte. Na compra de uma, você pode estar levando outra inteiramente grátis. Que horas podemos estar marcando uma consulta?”. Aí você se pergunta: “em qual banco de dados meu nome diz que sou um prospect para implantes?”. Tem uma associação em Guaramirim (cidade aqui pertinho da minha), que liga toda vez aqui em casa. Sou totalmente a favor de ajudar. Mas a atendente praticamente empurra o carnê. E, ocorre o efeito inverso - antipatia. As próximas ligações logo são interrompidas com um: “A dona da casa não se encontra.” E nunca vai se encontrar até o telemarketing dizer adeus. Não consigo imaginar qual o tamanho do retorno gerado por ações de telemarketing. Bom seria se as empresas desistissem logo desse tipo de venda.
Vai a dica. Para quem quer sair da lista negra, acesse www.procon.sp.gov.br e PEDE PRA SAIR! É preciso CPF e RG do titular da linha. Mais de 10 mil se cadastram em um dia.
Parece que, finalmente, dá-se início a libertação dos consumidores. Começou com a escolha da operadora, agora com o telemarketing.
E viva a revolução!

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